sábado, 6 de junho de 2015

O que há de bom em Recife?

Recife é a terra que serviu de inspiração ao nosso querido Alceu Valença na música La Belle de Jour. E eu também me lembro da moça bonita da praia de Boa Viagem. Por falar nisso, foi nesse bairro que ficamos hospedados. Boa Viagem é um bairro nobre de Recife, mas quem procura acha, então, encontramos um hotel bem barato e super perto da praia. Claro que não era de frente pro mar, mas duas ruas abaixo e já chegava naquelas placas onde dizia que era proibido nadar. WHAT? Sim. Recife é a cidade brasileira que mais sofreu ataques de tubarão! Não é atoa que naquele bairro e na orla tinham várias placas dizendo que não era permitido nadar e muito menos surfar! (Só pra complementar aqui, bancando o biólogo - os tubarões não gostam da carne humana. Eles atacam na maioria das vezes surfistas, pois enxergam a parte de baixo da prancha e pensam que é uma tartaruga. Tadinhos, não têm culpa de nada).

Fui em baixa temporada (setembro) encontrei passagens tão baratas que tenho quase certeza que não encontro novamente. Acredite ou não, R$ 99,00 o trecho! Mais barato que isso só a vez que fui pra Natal-RN. Tudo isso, graças ao Melhores Destinos, onde sempre consigo encontrar as promoções de viagens. Acredito que todos que gostam de viajar devem cadastrar seu e-mail lá, curtir a página, seguir no Twitter, etc... Sempre que saem promoções, eles vasculham todas as companhias aéreas pra nós, mortais. Já o hotel, não foi pelos sites hoteleiros que temos por aí, foi tudo via Google. Pesquisamos, corremos atrás, ligamos em uns 3 diferentes e decidimos pelo Hotel Pousada Vitória Recife. É uma dica muito boa pra quem quer pagar barato, ter um quarto ótimo, café da manhã excelente e ficar perto da praia mais famosa da cidade. Sem luxo, mas muito aconchegante. Sempre que procuro hotéis ou hostels, o que priorizo é a localização. Pra mim, compensa mais ficar num hotel não tão bom, mas em algum lugar perto de tudo, do que ficar em um hotel chiquíssimo mas longe das coisas.

A praia de Boa Viagem

Bom, essa é a mais conhecida da cidade, e como não tinha tanto tempo pra andar pelas outras praias, foi a que mais aproveitei. Ela tem mais ou menos 7km de extensão, fica na parte sul de Recife e é rodeada de arranha-céus. Essa praia é cheia dos recifes de corais, por isso o nome da cidade. Quando a maré sobe, os tubarões passam por cima desses recifes e vão lá querendo "brincar" com os banhistas.
Mas não, eu não vi nenhum tubarão, a não ser aqueles -carcaça de tubarão- que estavam nas banquinhas com os biólogos explicando sobre os ataques que já aconteceram pela cidade.

A praia é linda, limpa e cheia de coqueiros por toda a orla. Como fui em baixa temporada, não estava lotado, a gente pôde nadar sem sem se preocupar com as coisas. Já no dia do feriado, acho que a cidade inteira resolveu ir à praia. Eu nunca tinha visto tanta gente junta na minha vida (isso porque ainda não tinha ido em Copacabana depois de uma virada de ano). O pessoal que aluga o guarda-sol e as cadeiras é muito gente boa. Não cobram a parte, é só você comprar uma Coca ou uma água de coco e eles já te dão a cadeira e o guarda-sol. Gostei muito disso. Não sei se é por causa da baixa temporada, ou se na alta também é assim (preciso repetir a dose, né?).

Olinda

Tudo bem, eu sei que Olinda é outra cidade. Mas não tem como falar em Recife sem falar dessa linda cidade, ó! Olinda fica na região metropolitana de Recife. É bem pertinho mesmo, pegamos o busão lá no centro e alguns minutos depois já estávamos contemplando toda aquela arquitetura antiga dessa cidade, que é um patrimônio histórico e cultural (declarado pela UNESCO). 
Como o tempo era curto, reservamos apenas uma tarde pra visitar essa pequena cidade, por isso fomos nos lugares principais. Ao chegar lá, tem um ponto de ônibus bem perto de umas feirinhas muito legais onde você pode comprar os presentes por um preço muito barato. Algumas camisetas legais, peças artesanais feito por eles, muita coisa mesmo.

Outra coisa interessante cansativo são as ladeiras. Quem estiver indo pra lá por esses dias, prepare-se: você vai subir muita, mas muita ladeira! A mais famosa é a Ladeira da Sé. Subimos até la na Igreja da Sé, onde tinha uma vista fenomenal (na foto do meio). Eu sou apaixonado por prédios, arquitetura moderna e claro, por natureza. Recife/Olinda unem isso tudo. Lá de cima dá pra ver a paisagem exuberante que é aquele mar agitado, junto com os coqueiros e um vento super forte balançando as árvores, mesclando com uma visão mais ao longe de uma selva de pedras, arranha-céus altíssimos beirando a praia de Boa Viagem. Simplesmente a combinação perfeita. ♥

Porto de Galinhas

Outro lugar que não é em Recife, mas é parada obrigatória de quem vai por lá. Na verdade, Porto de Galinhas é uma praia que fica no município de Ipojuca a mais ou menos uns 60 Km da capital. Como nós fazemos o nosso próprio turismo, pesquisamos até descobrir que tem ônibus bem barato pra lá, saindo de meia em meia hora do aeroporto. E assim fomos!
Chegando lá, nos deparamos com uma mini cidade, onde até o orelhão é em formato de galinha! É uma graça. O lugar é cheio de resorts super chiques e, provavelmente, bem caros. Por isso, compensa ficar em Recife mesmo e passar o dia lá. Foi o que fiz. Ao contrário da praia de Boa Viagem, tivemos que pagar, e caro, se quiséssemos sentar embaixo de um guarda-sol. A comida também era meio "salgada", e não pelo sabor mas pelo preço. Porto de Galinhas é um lugar muito turístico, por isso, a galera que vive dessa renda aproveita pra cobrar caro mesmo dos turistas que vão lá. Mas nada paga pela visão que tinha só de ficar sentado olhando para aquela água verde e calma, totalmente diferente das praias da capital. 

A região de Porto de Galinhas é conhecida por suas lindas piscinas naturais na maré baixa. Infelizmente quando estive lá a maré não estava favorável para irmos até lá e pegar nos peixinhos coloridos (novamente digo que preciso repetir a dose, né?!). Outra coisa que encanta por lá são os passeios de jangada, de catamarã (uns barquinhos que te levam até lá em alto mar, onde você pode tomar banho e volta). Coisas pra fazer é o que não faltam por lá, mas decidimos curtir a praia mesmo. Essa foi uma das praias mais bonitas que já visitei e uma melhores para banho. Com ondas calmas e uma profundidade razoável, vale muito a pena ir. Indico sem medo.

Falar em Recife pra mim é falar de coisas que fiz pela primeira vez. Primeira vez no mar, primeira vez que voei de avião... É falar em coisas boas, inesquecíveis. Não tem nada melhor do que colocar a mochila nas costas e sair por aí descobrindo coisas legais que existem pelo mundo.

Até a próxima
õ/